VALDIR VERONA 
	Natural de Caxias do Sul – RS, Valdir Verona é músico com  38 anos de estrada, tendo trabalhado ao longo desse tempo com apresentações musicais em diversos formatos: Solo, duos, trios, grupos, músico acompanhante, aulas de música, pesquisas, produções e direções musicais. Atualmente, além da carreira solo, faz parte do Duo de Viola e Acordeon juntamente com o músico Rafael De Boni e também do projeto Violas ao Sul em parceria com os violeiros Ângelo Primon, Mário Tressoldi e Oly Junior.
- Músico com formação nas áreas de teoria musical e solfejo, violão clássico, harmonia e improvisação. Participações em diversas oficinas de música, seminários, masterclasses...
 - Possui extensa discografia, tendo lançado diversos discos solo e também em parceria, além de diversas participações especiais.
 - A partir de suas vivências e pesquisas, vem desenvolvendo trabalhos didáticos para violão e viola de 10 cordas, tendo lançado vários livros didáticos para esses dois instrumentos.
 - Desenvolve um trabalho de resgate do uso da viola na música do Sul do Brasil em apresentações musicais, recitais, shows, composições, gravações, edições de partituras, aulas e oficinas de música.
 - Participações em diversos de festivais, tanto em âmbito regional quanto nacional.
 - Integrante do Projeto Dandô – Circuito de Música Dércio Marques, desde a criação do projeto.
 - Participações em programas de TV: SR Brasil – TV Cultura, apresentação: Rolando Boldrin, Nos Braços da Viola – documentário apresentado na TV Brasil, apresentado por Saulo Laranjeira, além de diversos programas regionais em estados do Sul e MG.
 - Matérias e entrevistas em revistas especializadas: Guitar Player, Cover Guitarra, Acústica, Violão Pró e Viola Caipira.
 - No exterior, representou o Brasil na homenagem ao país no Fórum Econômico Mundial de Davos/Suíça em 2012, no mesmo ano realizou dois concertos na 25a Feira Internacional do Livro de Bogotá/Colômbia quando o Brasil foi o país convidado de honra no evento. Recentemente, em março de 2024, realizou concerto no CAR - Circulo de Arte e Recreio durante a Festa da Primavera em Guimarães/Portugal. .
 
Prêmios e títulos
- Recentemente foi agraciado com o prêmio "Trajetórias Culturais Mestra Sirley Amaro" SEDAC RS.
 - Músico contemplado duas vezes com o “Prêmio Excelência da Viola Caipira” pela revista Viola Caipira.
 - Selecionado com o Duo de Viola e Acordeon para o 1º Festival Voa Viola - festival este que teve o propósito de realizar um mapeamento do uso da viola no Brasil.
 - Em 2011 recebeu o título de Mestre da Cultura Popular pelo município de Caxias do Sul
 - Também foi indicado em várias oportunidades ao “Prêmio Açorianos de Música” por trabalhos solo e em parcerias.
 - No início de sua trajetória foi premiado em vários concursos de violão solo - destaque para o 1º lugar no Rodeio Internacional de Vacaria em três oportunidades.
 - Premiado diversas vezes como melhor amadrinhador (músico que faz trilhas para declamação de poesia) nos principais festivais de poesia do Rio Grande do Sul.
 
	
            
	    
	        IR PARA DISCOGRAFIA E LIVROS